Com telecentros, Ministério das Comunicações amplia inclusão digital no país - Ministério das Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial | Imprensa | Notícias | Institucionais | Com telecentros, Ministério das Comunicações amplia inclusão digital no país
Início do conteúdo da página
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Com telecentros, Ministério das Comunicações amplia inclusão digital no país

Criado em Sexta, 01 Abril 2016 19:01 | Última atualização em Segunda, 04 Abril 2016 15:25

Com 11 computadores em cada ponto, acesso à internet rápida é viabilizado gratuitamente

Aracati, 1°/4/2016 - Centenas de moradores de Itaiçaba e Aracati, no interior do Ceará, passaram a contar hoje (1°) com uma novidade que mudará a realidade nessas localidades: pontos de acesso gratuito à internet. Com as inaugurações de dois novos telecentros, que foram promovidas pelo ministro das Comunicações (MC), André Figueiredo, os cidadãos terão acesso ilimitado ao conhecimento a partir computadores fornecidos pelo governo federal e cursos organizados pelas prefeituras e entidades parceiras sem fins lucrativos.

Ao destacar a capacidade dos ambientes digitais de reduzir a exclusão social e criar novas oportunidades, André Figueiredo valorizou os efetivos resultados das políticas públicas do MC. "Hoje, cada jovem ganhou a chance de poder sonhar com o que desejar para seu futuro, pois foi eliminado a barreira de acesso a qualquer conteúdo", disse. "É a força da tecnologia. Com a internet rápida, o Brasil será ainda mais igual para todos", acrescentou o ministro, que estava acompanhado do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino.

IMG 8998

Modelados a partir das necessidades de cada região, os Pontos de Inclusão Digital – PIDs, que são sem fins lucrativos, reunirão 11 computadores conectados à rede mundial de compradores em cada unidade, além de servidor, roteador, impressora e webcam. Com essa infraestrutra, os espaços servem de ferramenta de integração, cultura e lazer durante toda a semana. Em Itaiçaba, o acordo foi viabilizado pela cooperação entre o Ministério e a Associação dos Moradores e Amigos de Tabuleiro do Luna (Amatal). Já na cidade de Aracati, a parceria ocorre em conjunto com a prefeitura.

O prefeito de Aracati, Ivan Silvério, pontuou que o projeto federal garantirá a integração de todas as regiões. "Agora, os cidadãos de cada distrito receberão incentivos para ampliar suas atividades educativas com apenas um click. Além disso, os professores poderão ampliar o conteúdo programático, pois a internet favorece e estimula. É com ações integradas que o interior prospera", concluiu.

IMG 9010 

Fim do conteúdo da página