Com telecentros, Ministério das Comunicações amplia inclusão digital no país
Com 11 computadores em cada ponto, acesso à internet rápida é viabilizado gratuitamente
Aracati, 1°/4/2016 - Centenas de moradores de Itaiçaba e Aracati, no interior do Ceará, passaram a contar hoje (1°) com uma novidade que mudará a realidade nessas localidades: pontos de acesso gratuito à internet. Com as inaugurações de dois novos telecentros, que foram promovidas pelo ministro das Comunicações (MC), André Figueiredo, os cidadãos terão acesso ilimitado ao conhecimento a partir computadores fornecidos pelo governo federal e cursos organizados pelas prefeituras e entidades parceiras sem fins lucrativos.
Ao destacar a capacidade dos ambientes digitais de reduzir a exclusão social e criar novas oportunidades, André Figueiredo valorizou os efetivos resultados das políticas públicas do MC. "Hoje, cada jovem ganhou a chance de poder sonhar com o que desejar para seu futuro, pois foi eliminado a barreira de acesso a qualquer conteúdo", disse. "É a força da tecnologia. Com a internet rápida, o Brasil será ainda mais igual para todos", acrescentou o ministro, que estava acompanhado do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino.
Modelados a partir das necessidades de cada região, os Pontos de Inclusão Digital – PIDs, que são sem fins lucrativos, reunirão 11 computadores conectados à rede mundial de compradores em cada unidade, além de servidor, roteador, impressora e webcam. Com essa infraestrutra, os espaços servem de ferramenta de integração, cultura e lazer durante toda a semana. Em Itaiçaba, o acordo foi viabilizado pela cooperação entre o Ministério e a Associação dos Moradores e Amigos de Tabuleiro do Luna (Amatal). Já na cidade de Aracati, a parceria ocorre em conjunto com a prefeitura.
O prefeito de Aracati, Ivan Silvério, pontuou que o projeto federal garantirá a integração de todas as regiões. "Agora, os cidadãos de cada distrito receberão incentivos para ampliar suas atividades educativas com apenas um click. Além disso, os professores poderão ampliar o conteúdo programático, pois a internet favorece e estimula. É com ações integradas que o interior prospera", concluiu.
Redes Sociais